A pandemia da Covid-19 trouxe um significante aumento do consumo via e-commerce e, consequentemente, um crescimento no volume de entregas. Isso gerou impacto direto na logística, que reforçou os cuidados com a distribuição de produtos específicos, tanto para a indústria quanto para o consumidor final.
A indústria alimentícia é, sabidamente, uma das mais importantes da logística e também uma das que mais enfrenta desafios, do início ao final do processo de produção e entrega. Afinal, a alimentação é uma necessidade básica do ser humano.
Quando falamos de transporte de alimentos, é necessário estar atento à especificidade do segmento. Independente do cenário econômico, o setor sempre apresentou desafios específicos. São eles:
- Armazenagens especificas (cuidado com o produto durante o trajeto, temperatura adequada, limpeza e ventilação do veículo etc.)
- Rastreio de mercadorias;
- Veículos adaptados e equipamentos adequados que serão utilizados para a carga;
- Gestão de riscos;
- Monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as cargas.
A resolução 275, da Anvisa, traz as seguintes orientações:
- Os produtos alimentícios devem ser mantidos na temperatura informada no rótulo;
- Os processos de transporte, carga e descarga devem assegurar a integridade dos alimentos que devem ficar o menor tempo possível estocados, evitando danos à embalagem ou aos produtos.
- O veículo não pode transportar outros produtos que, de alguma forma, podem afetar a integridade dos alimentos;
- O veículo deve estar limpo e ser coberto para proteger a carga.
Sobre o veículo que será usado no transporte, as orientações são:
- A cabine do motorista deve ser isolada da parte onde estão os alimentos;
- O certificado de vistoria deve estar em dia;
- O veículo deve ser equipado com caixas plásticas e estrados para acondicionar os alimentos e o piso precisa ser vedado, para impedir a saída de líquidos;
A sustentabilidade também tem sido um assunto importante no setor
A preocupação com a sustentabilidade tem crescido cada dia mais. Este é mais um dos desafios encontrados pela indústria alimentícia. A tendência é que esse setor se torne cada vez mais “verde”, adotando o consumo consciente, reuso e reciclagem de seus insumos. No setor de logística, isso significa um veículo menos poluente, por exemplo.
Por fim, segundo o IBGE, a população brasileira deve chegar a 233 milhões de habitantes em 2047, cerca de 22 milhões a mais do que em 2020. Isso significa que o consumo de alimentos e bebidas ainda tem muito o que crescer.
_
Axis Shipping: cuidado extra no transporte de alimentos e bebidas
Escolher um operador logístico adequado para a logística dos produtos deste segmento é fundamental para o sucesso do processo.
Na Axis você encontra a solução para todos esses desafios. Ela atende às necessidades individuais de forma personalizada, com modelos de entrega inteligentes e exclusivos, enviando, com segurança e agilidade, vários tipos de produtos: secos, congelados ou perecíveis.
Seja qual for sua realidade, a Axis Shipping oferece soluções.