Início
Postado em: abr 06 19:48 Portos do Paraná apresentam avanços em uma das maiores feiras mundiais do setor

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e outras 20 empresas parceiras participam de 7e 9 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, da Intermodal South America, uma das principais feiras de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo. Os representantes dos Portos do Paraná vão apresentar os avanços dos últimos anos e projetos futuros.

Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 511 milhões em obras para manutenção, ampliação e melhorias nos portos paranaenses. “Os investimentos fazem parte da meta de modernizar cada vez mais os Portos do Paraná, para torná-los mais eficientes”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Entre as principais obras estão três campanhas de dragagem, que restabeleceram a profundidade original do canal da Galheta; berços de atracação e acesso ao Porto de Antonina e a modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes, que ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios; e o carga online, sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá.

Outros avanços são a recuperação das vias de acesso no entorno do Porto de Paranaguá, o aumento do pátio de triagem e a garantia das licenças ambientais.

Também foram adquiridos quatro novos shiploaders (carregadores de navios), que estão possibilitando um aumento de 33% na produtividade nas operações do corredor de exportação.

Estas medidas resultaram no aumento da receita cambial. Em 2010 eram de U$ 14,5 bilhões e em 2014 o valor passou para U$ 16,5 bilhões. Já a movimentação geral de cargas passou de 38,1 milhões em 2010 para 45,5 milhões em 2014.

“O Governo do Paraná está preocupado em dar aos operadores dos portos e demais usuários condições de alcançarem melhores resultados e nível de atendimento. É isso que, respaldados por nossos números e projetos, nossos parceiros na Intermodal vão poder apresentar para fechar novos negócios”, completa o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

NOVOS PÍERS - Entre os projetos que serão apresentados aos visitantes da Intermodal estão o novo píer em formato de “F”, que está em fase de elaboração, e o projeto do píer em “T”, que já possui o projeto executivo concluído.

O píer em “F” prevê a construção de quatro novos berços na parte oeste do cais comercial e funcionará como um novo sistema de embarque de granéis sólidos. O complexo vai compor o Corredor de Exportação, nos mesmos moldes do atual corredor leste, com oito correias que levarão os grãos das esteiras transportadoras de uso comum diretamente aos navios.

O projeto executivo do píer em “T” abrange um píer de carregamento de grãos paralelo ao cais acostável existente, com dois berços externos e outros dois berços internos para acostagem e carregamento simultâneo de quatro navios graneleiros.

Um dos novos berços será especializado para receber navios de grande porte, chamados de “cape size” e que embarcam cerca de 110 mil toneladas de grãos. Os outros três berços serão feitos para receber navios “Post Panamax”, que embarcam cerca de 75 mil toneladas de granéis.

A nova estrutura contará com oito carregadores de navios (shiploaders), sendo seis deles com capacidade nominal de 2.000 toneladas por hora, e dois com capacidade nominal de 3.000 toneladas por hora. Haverá ainda oito conjuntos de correias transportadoras para alimentar os respectivos carregadores.

“Estes empreendimentos vão requalificar as instalações do Porto de Paranaguá, ampliando a oferta de serviços e elevando substancialmente a produtividade”, reforça Dividino.

INTERMODAL 2015 – A Intermodal South America é considerada pelos executivos da indústria como uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios, lançamentos, reforço de marca, vendas e networking.

A Intermodal acontecerá no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Segundo a organização, o evento contará com mais de 600 marcas expositoras e 53 portos de 20 países. A expectativa é receber por volta de 50 mil visitantes.

Além dos estandes de exposição, a Feira tem uma extensa programação de palestras. A programação está no site http://www.intermodal.com.br/pt/congresso/conferencias-2015/programa-das... (Fonte)

06/04/2015